quinta-feira, 31 de maio de 2012

Chá verde & Chá mate = emagrecimento?

http://www.beverage.co.jp/namacya/
Chá verde x Chá mate

Desde que a empresa da Coca Cola daqui do Japão resolveu lançar o chá mate, fico aqui pensando como somos alvos mais vulneráveis quando somos consumidoras que está em "dieta".
Explico:
Eu sou uma blogueira que está aqui no Japão que além dos artigos que falam sobre saúde e emagrecimento, acompanho também as Blogueiras que como eu, estão nessa batalha para emagrecer e na sua grande maioria estão no Brasil.
Nesse acompanhamento, já perdi as contas de quantos artigos e de quantas postagens passaram pela minha vista falando da cultura oriental em consumir o chá verde, sobre seus benefícios numa forma meio que  associada a uma imagem de que ele ajuda a emagrecer.

http://www.matetea.jp/

Pois bem!
Como estava escrevendo no início da minha postagem, a empresa da Coca Cola lançou a uns meses atrás o chá mate com a mesma associação de benefícios & emagrecimento no chá da cultura latina...
Não parece ironia?? rs
Até o tempo que morei no Brasil, lembro que o chá mate era o mais consumido e depois que vim morar aqui no Japão soube que além dos saches, começou a venda dele em caixinha já prontinho para se tomar, mas nunca escutei falarem e nunca li nenhum artigo que faz o relacionamento do chá a um emgrecimento....
E aqui no Japão, desde sempre os japoneses tomam esse chá verde e tomam mais do que tomam água mas também nunca vi a propaganda ou a procura dele como uma sugestão de que ajuda a emagrecer.
Assim como no Brasil o chá verde oriental foi uma novidade, esse chá mate vindo da latina também está sendo aqui, pois até então nunca vi o mate nas prateleiras aqui no Japão.

http://www.etizenkonnyaku.com/SHOP/set-8otamesi-1500.html

E não faz muito tempo, teve uma febre de postagens, artigos e matérias na TV aí no Brasil falando sobre o "Konnyaku" ou "miojo milagroso" como alguns batizaram, que cheguei a postar sobre isso também aqui  quando descobri o que era esse tal "miojo japonês e milagroso" que algumas vieram me perguntar.
Fico aqui pensando se o mesmo não ocorre com o chá hibiscus, se não existe um país onde ele é consumido normalmente como o chá verde é para o Japão e o chá mate é para o Brasil, mas que em outros países acabou virando uma febre entre as pessoas que estão de dieta, pela associação de um emagrecimento.


Estou escrevendo este post não para desmerecer o consumo de certos produtos até porquê, acredito nos benefícios que trazem pro nosso corpo.
Só não concordo com a associação que fazem nos produtos de que eles "são milagrosos" ou mesmo que seja numa forma mais sútil, sugerindo que "ajuda a emagrecer"!
Vejo tantas meninas por aí que torcem o nariz mas se obrigam a tomar/comer tal coisa só porque é propagado comercialmente ou até mesmo no boca a boca de que isso te fará emagrecer...
Isso até me faz lembrar de um episódio com meu irmão quando ele veio passar umas semanas aqui no Japão bem no pico do verão passado, no mês de agosto...
Minha mãe fez uma salada com um leguminoso daqui (que lembra muito o jiló por sua amargura) e que eu adooro comer no verão bem geladinho com algumas fatias fininhas de gengibre que quebra um pouco do amargo, massssss meu irmão deteeesstaa!!
E minha mãe com o argumento de que esse leguminoso fazia bem para a saúde, insistiu para que comesse pelo menos um pouquinho....
A resposta dele?
"Existe vários outros alimentos que fazem bem para a saúde que estou comendo... Não precisa ser esse!"
Na hora, escutei como uma "criança grande" dando uma resposta porreta para se esquivar do que não gosta e chorei de rir!!  kkkkkkkkkkkkk
Mas hoje me lembro dessa resposta no sentido de que:
- Não precisamos correr atrás de produtos diet/light, gastando mais dinheiro porque nesse tipo de produto eles vendem mais caro mesmo!
- Não precisamos além de pagar à mais, ainda empurrar goela abaixo o que não agrada, não satisfaz o no nosso paladar.
E o que precisamos é sair dessa vulnerabilidade que entramos ao desejarmos encontrar algo "milagoroso"
- Seja na forma de um chá verde, chá mate, chá de hibiscus
- Seja na  forma de um konnyaku, de um toufu
- Seja na forma de um diet shake, biscoitinhos light
Isso apenas não nos fará engordar!
- Da mesma forma que se trocarmos um copo de suco por um copo de água.
- Da mesma forma que se trocarmos uma feijoada por um refogado de legumes
- Da mesma forma que se trocarmos um prato de comida por um copo de shake comum, batendo um leite com iorgute no liquidifcador.
Isso também não nos fará engordar!
O que vai nos fazer emagrecer mesmo são os nossos atos.
E é essa mudança de hábitos para se consumir alimentos mais saudáveis e menos calóricos, de nos exercitarmos mais para emagrecer ou queimar o excesso de calorias consumida é que devemos buscar!
Sempre esperei surgir alguma novidade que cumprisse a promessa de me fazer emagrecer e por isso nunca cheguei ao fim de uma dieta e sempre vivi na sanfonice nesses últimos 10 anos.
Hoje eu me sinto mais confiante, porque agora já sei que "existe vários outros alimentos que trazem "benefícios para a saúde", não para "emagrecer" e o ingrediente que causa o emagrecimento não se encontra nos mercados porque deve e só pode ser feito por mim...
Eliminar os hábitos que me fazem engordar!!  ^_^

3 comentários:

Carla disse...

Oi Angy, bom dia!
Sempre acompanho o blog, mas só hoje resolvi comentar. Puxa, essa postagem sua traduz tudo oque eu penso, mas ás vezes me esqueço... confesso que, ás vezes, ainda sou seduzida pela "industria do emagrecimento e vida saudável" e jogo fora meu lindo dinheirinho... Mas estou ficando cada dia mais critica e seletiva em relação a essas coisas. Sobre o chá de mate, de uns meses pra cá, tenho visto publicações onde ele é tratado como "emagrecedor". Não sei maiores detalhes porque não me interesse em comprar nenhuma das revistas pra descobrir qual é o "milagre". Até a proxima, beijus!

D. Cris disse...

Oi Amiga.

Tambem andei sumida do meu blog, mas eu foi por estar meio perdida, sem foco, não consigo retomar, não sei por onde começar. Tudo que eu tento da errado.

Fico feliz em saber que esta tudo bem com vc, apesar do seu peso não ter decido mais, sei que vc é batalhadora e que quando vc menos esperar vai perder mais peso.

Bjus.

Penelope Penteados disse...

É esse exagero de chamar de "milagroso", essas imagens fantasiosas de que só bebendo o chá emagrece, que fazem com que as pessoas embarquem nas maiores furadas. O chá verde realmente ajuda na perda de peso por conta de substâncias que ele apresenta mas isso tem de ser combinado com atividade física e reeducaçao alimentar pra que efetivamente aconteça a perda de peso. Falo sobre essas coisas neste site e faço minha parte pra trazer o assunto à realidade. Passe por lá pra dar uma olhada